Tratamentos | Bruxismo e toxina Botulínica
O Bruxismo é caracterizado pela atividade muscular mastigatória parafuncional, que provoca transtorno involuntário e inconsciente de movimento, caracterizado pelo excessivo apertamento e/ou ranger dos dentes, podendo ocorrer durante o sono ou vigília.
Constitui um dos mais difíceis desafios para a Odontologia.
O bruxismo está relacionado com ansiedade, estresse, depressão, deficiências nutricionais, má oclusão dentária, disfunção e/ou transtornos do sistema nervoso central e fatores genéticos.
O bruxismo pode alcançar a musculatura do pescoço e do ombro e até mesmo a postura do corpo todo, acarretando em disfunções posturais e/ou esqueléticas. Os quadros de bruxismo podem ainda produzir um aumento do desgaste dental e disfunção temporomandibular, além de ocasionar dores na face e dores de cabeça freqüentes, levando à uma má qualidade de vida.
A aplicação da toxina botulínica em pontos específicos do rosto, resulta em relaxamento dos músculos da face, diminuindo a tensão muscular, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, desgastes ou fadiga dos músculos da mastigação, resultando em alivio ou ausência de dores de cabeça ou dor facial.