Tratamentos | Ortodontia
É a especialidade da odontologia responsável pela prevenção e correção dos defeitos da posição dos dentes, como apinhamentos, dentes desnivelados, correção de mordida (oclusão) e problemas de articulação têmporo-mandibular (ATM).
A ortopedia facial, trata os casos que apresentam problemas de mal relacionamento das bases ósseas, ou seja, falta ou excesso de crescimento ósseo da mandíbula ou maxila, ou ambos.
A Ortopedia estimula o crescimento ósseo ou inibe o mesmo, redirecionando. Ela deve ser realizada em crianças durante o período de crescimento, em média dos 6 aos 12 anos de idade prevenindo futuras cirurgias.
Após um diagnóstico definido, faz-se o plano de tratamento adequado, personalizado e eficiente para cada caso levando em consideração a queixa principal do paciente, o perfil facial e idade.
Os aparelhos ortodônticos fixos podem ser metálicos, de porcelana ou de safira (transparentes), além do aparelho INVISALIGN, o qual faz-se o uso de moldeiras removíveis sem a necessidade de uso de braquetes colados aos dentes.
Após o término do tratamento, o paciente necessita usar o aparelho móvel e contenção ortodôntica, a fim de manter o resultado final dos dentes alinhados e oclusão.